X Colóquio Iberoamericano de Filosofia
Ação, Crença e Conhecimento
Salvador, Bahia, 19 a 21 de outubro de 2005


1. Identificação / Histórico do evento

O Colóquio Iberoamericano de Filosofia tem como objetivo principal criar e consolidar uma tradição de discussão sistemática entre filósofos de países de língua portuguesa e espanhola. Concebido inicialmente com o objetivo de reunir jovens filósofos brasileiros e argentinos para estabelecer intercâmbios filosóficos e acadêmicos entre seus países, os Colóquios rapidamente se ampliaram e passaram a agregar filósofos mexicanos, chilenos, colombianos, peruanos, espanhóis e portugueses. Trata-se de um grupo acadêmico, que visa discutir entre si de maneira sistemática e continuada suas produções e pesquisas, com finalidade estritamente filosófica e acadêmica.

Foram realizados, até o ano de 2004, nove encontros: I Colóquio: Curitiba, 1995; II Colóquio: Buenos Aires, Argentina, 1996; III Colóquio: São Paulo, 1998; IV Colóquio: Puebla, México, 1999; V Colóquio: Rio de Janeiro, 2000; VI Colóquio: Buenos Aires, Argentina, 2001; VII Colóquio: Bogotá, Colômbia, 2002; VIII Colóquio: Barcelona, Espanha, 2003; IX Colóquio: Rio de Janeiro, 2004.

No último colóquio, realizado no Rio de Janeiro em 2004, o grupo decidiu que os próximos encontros seriam realizados nos seguintes lugares: X Colóquio: Salvador, 2005; XI Colóquio: Santiago, Chile, 2006; XII Colóquio: Mérida, México, 2007; XIII Colóquio: Lima, Peru, 2008.

Uma das diretrizes do grupo é a de que não importa a formação ou escola filosófica, nem o tema e autor de estudo, mas, sobretudo, a idéia de discutir cuidadosamente o estado da pesquisa e a produção filosófica nos países de língua portuguesa e espanhola. O grupo de sustentação do Colóquio tem se mantido coeso e, gradativamente, tem crescido. Entre os participantes e animadores do Colóquio desde sua concepção até o presente, encontram-se Eduardo Barrio (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Eleonora Orlando (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Paulo Faria (UFRGS, Brasil); Plínio Junqueira Smith (USJT, Brasil); João Vergílio Gallerani Cuter (USP, Brasil); Marco Ruffino (UFRJ, Brasil); Eduardo Fermandois (PUC, Santiago, Chile); Guillermo Hurtado (UNAM, México); Pablo Quintanilla (PUC, Lima, Peru).

Nos últimos anos, o grupo está constituído por cerca de trinta e cinco intelectuais com destacada produção acadêmica nacional e internacional; para este X Colóquio foram confirmadas as presenças de vinte e seis participantes de sete países diferentes. Todos estão comprometidos a pagar suas passagens aéreas para participar dos encontros nos países representados no Colóquio (esta é uma regra fundamental para a manutenção da dinâmica do grupo e a viabilização dos encontros). O financiamento da estadia corre por conta do país organizador.

No Colóquio de Salvador haverá uma seção dedicada exclusivamente à discussão sobre a possibilidade da realização de projetos de cooperação acadêmica e convênios entre as universidades e instituições de pesquisa (tal ação segue a mesma direção de outras iniciativas de cooperação cultural e econômica entre esses países).

No projeto inicial, a intenção era o intercâmbio exclusivamente na forma oral (colóquios); depois, foram ampliadas as metas e passou-se a uma fase que incluía também a publicação conjunta de livros. Foram publicados, até aqui, quatro livros:

1) Pinheiro, U., Ruffino, M., Smith, P. J. (orgs.), Ontologia,
Conhecimento e Linguagem (Rio de Janeiro: Mauad/FAPERJ, 2001).

2) Hurtado, G., (org.) Subjetividad, representación y realidad (México: Universidad de Puebla, 2001).

3) Tozzi, V., Penelas, F. e Cabanchik, S (orgs), El giro pragmático en la filosofía (Espanha: Gedisa, 2003).

4) Hoyos, L. E. (org.), Realismo y racionalidad (Colombia: Universidad Nacional de Colombia, 2004).

A realização deste colóquio no Nordeste, especificamente na Bahia é extremamente oportuna. Isto poderá contribuir na consolitação de novos centros de pesquisa e difusão da filosofia no Brasil. A realização de vários eventos nacionais e internacionais no Nordeste, como o III Colóquio Internacional de Filosofia da Mente em João Pessoa (2002), o Colóquio “O Ceticismo e a Possibilidade da Filosofia (2004) e a XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF (2004), ambos em Salvador, tem servido para formar um ambiente acadêmico de alto nível fora do eixo Sul-Sudeste. A vinda de vários filósofos importantes nacionais e estrangeiros será um importante estímulo não somente para os professores, mas sobretudo para os alunos da pós-graduação e, mesmo, da graduação (também de outros cursos e de outras instituições de ensino superior). Por essa razão, o jovem Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFBA estará plenamente envolvido na realizaçã deste evento. O interesse de um tal evento em Salvador é grande e sua realização, inestimável.

2. Coordenador do Evento
Waldomiro José da Silva Filho (UFBA)


3. Comissão Organizadora
Plínio Smith (USJT)
João Carlos Salles (UFBA)
Eduardo Barrio (Universidad de Buenos Aires)

4. Público Alvo
Filósofos, pesquisadores, professores e estudantes de filosofia e áreas afins. Mas também profissionais e o “leigo culto” interessando em temas associados ao problema da racionalidade e do conhecimento no cenário do pensamento hodierno. Interessará também àqueles preocupados com as relações culturais, científicas e políticas entre os países de língua portuguesa e espanhola.


5. Relação dos Palestrantes

1. Eduardo Barrio (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
2. Eleonora Orlando (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
3. Federico Penelas (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
4. Verónica Tozzi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
5. Samuel Cabanchik (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
6. Mariano Garreta (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
7. Eleonora Cresto (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
8. Paulo Faria (UFRGS, Brasil)
9. Plínio Junqueira Smith (USJT, Brasil)
10. João Vergílio Gallerani Cuter (USP, Brasil)
11. Cicero Romão de Araújo (USP, Brasil)
12. Silvia Faustino (PUC-SP, Brasil)
13. Marco Ruffino (UFRJ, Brasil)
14. Marina Velasco (UFRJ, Brasil)
15. Waldomiro da Silva (UFBA, Brasil)
16. João Carlos Salles (UFBA, Brasil)
17. Eduardo Fermandois (PUC, Santiago, Chile)
18. Manuel García Carpinteiro (Universidad de Barcelona, Espanha)
19. José Diez (Universidad Rovira i Virgili, Espanha)
20. Guillermo Hurtado (UNAM, México)
21. Pedro Stepanenko (UNAM, México)
22. Efraín Lazos (UNAM, México)
23. Maite Izcurdia (UNAM, México)
24. Pablo Quintanilla (PUC, Lima, Peru)
25. João Branquinho (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
26. Teresa Marques (Universidade Clássica de Lisboa, Portugal)